1º Trimestre: “Adaptação – Brincando com as emoções e descobrindo minha identidade"

Justificativa: Mais um ano se inicia e os primeiros dias na creche geram expectativas, ansiedade e insegurança nos familiares e nas crianças.
A adaptação é um momento de transição em que a criança se habitua à nova rotina.
O projeto tem a finalidade em proporcionar um ambiente agradável, acolhedor e seguro, para que as crianças possam manifestar seus sentimentos e necessidades, possibilitando a construção da identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolvendo a autoconfiança, autoestima, imaginação, criatividade, coordenação motora, cultivando sentimento de carinho, respeito e amor.
Trabalhar as emoções requer um olhar profundo, por este motivo serão realizadas atividades de músicas, histórias com fantoches, rodas de conversa e dramatizações para que as crianças possam assimilar de forma lúdica.
As crianças poderão trazer de casa objetos de apego para que o vínculo creche-família seja desenvolvido. Piqueniques e oficinas de artes com a presença de familiares no fim da tarde também servirão como estratégia para a criança sentir –se segura em relação à proximidade da família.

 

___________________________________________________________________________________

 

2º Trimestre: “União das Nações – Copa do Mundo“

Justificativa: A proposta deste projeto surge da necessidade de incentivar e promover ações que valorizem a diversidade, o respeito às diferenças e a individualidade, envolvendo as crianças e familiares de forma lúdica nas atividades, discussões e reflexões, priorizando as relações dos mesmos com o mundo, combatendo todas as formas de racismo, discriminação e preconceito de maneira ética.
Serão realizadas atividades sobre as regiões do Brasil, temas transversais, pluralidade e meio ambiente, que fortalecerão o aprendizado das crianças.

 

___________________________________________________________________________________

 

3º Trimestre: “ Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende" - Eu Cuido

Justificativa: Segundo o R.C.N. E. I. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
O trabalho será permeado pelo fazer musical, envolvendo as crianças em atividades musicais, que irão desenvolver a linguagem oral, expressão corporal, a acuidade visual e auditiva, aprimorando a coordenação motora viso-motor, suas capacidades de compreensão, interpretação e linguagem oral.

 

___________________________________________________________________________________

 

4º Trimestre: “ Pequenos artistas ”

Justificativa: A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. No processo de aprendizagem em artes visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências, aprendizagens e relação com materiais e sentimentos.
A finalidade deste projeto é realizar um trabalho onde as crianças irão desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora. Por meio das obras identificarão diferentes materiais, texturas e suas características.