1º Trimestre: “Adaptação – Brincando com as emoções e descobrindo minha identidade" |
|
Justificativa: Mais um ano se inicia e os primeiros dias na creche geram expectativas, ansiedade e insegurança nos familiares e nas crianças. |
___________________________________________________________________________________
2º Trimestre: “União das Nações – Copa do Mundo“ |
|
Justificativa: A proposta deste projeto surge da necessidade de incentivar e promover ações que valorizem a diversidade, o respeito às diferenças e a individualidade, envolvendo as crianças e familiares de forma lúdica nas atividades, discussões e reflexões, priorizando as relações dos mesmos com o mundo, combatendo todas as formas de racismo, discriminação e preconceito de maneira ética. |
___________________________________________________________________________________
3º Trimestre: “ Cantando a gente brinca e brincando a gente aprende" - Eu Cuido |
|
Justificativa: Segundo o R.C.N. E. I. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. |
___________________________________________________________________________________
4º Trimestre: “ Pequenos artistas ” |
|
Justificativa: A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
No processo de aprendizagem em artes visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências, aprendizagens e relação com materiais e sentimentos. |