Acompanhamento Psicológico

 

Devido aos problemas ocorridos no dia-a-dia, com famílias e crianças, resultantes do aumento da incidência de pais presidiários, usuários de drogas e violência doméstica, a entidade disponibilizará o trabalho de assessoria psicológica para ajudar as crianças e famílias a superarem os traumas e conflitos, que terminam por prejudicar não somente a interação da criança com o meio, como o próprio aprendizado.

 

A profissional contratada é prestadora de serviços com uma carga horária semanal de 08 horas.

 

Encontros temáticos mensais (grupo de pais) para reflexão e trocas, referentes às dificuldades vividas no dia a dia. Os encontros promovem maior aproximação da família da creche, entendimento e cumprimento dos papéis na família, compreensão das fases do desenvolvimento infantil.

   

Prevenção à saúde

 

Uma colaboradora da equipe realiza periodicamente a medição e pesagem das crianças, comunicando à equipe médica voluntária, os casos excepcionais. Uma equipe de estudantes voluntários, da Faculdade Medicina do ABC, sob a supervisão da dra. Denise Schoeps e dra. Luciana Satiko, desenvolve as seguintes ações:

 

- Avaliação nutricional;

- Exames físicos (sangue, fezes, urina);

- Acuidade visual;

- Campanhas de vacina;

- Prevenção à pediculose;

- Encaminhamentos a especialistas.

   

Rotina Creche e Pré-escola:
 
Entrada (7h15 às 7h30);
Higiene;
Café da manhã;
Campos de experiência;
Campos de experiência;
Almoço;
Escovação;
Momento do descanso;
Campos de experiência;
Lanche;
Campos de experiência;
Saída (16h15 às 17h00).

   

Sócio Educativo (SCFV)

-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

O projeto visa ampliar o atendimento atual da organização (Educação Infantil) para a proteção social básica, atuando com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, amparando inicialmente 32 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade, da cidade de santo André, no contra turno escolar, oferecendo alimentação, apoio pedagógico e atividades complementares de educação, cultura, esporte e entretenimento, com um planejamento integrado entre educadores sociais, psicológica, pedagoga  e assistente social.

 

Os temas de interesse e conflito familiar identificados e trabalhados nas dinâmicas semanais com a assistente social, serão trabalhados também em forma de dinâmica em encontros com as famílias para o fortalecimento de vínculos.

 

Objetivo:

Ser um mecanismo de promoção, defesa e controle dos direitos das crianças e adolescentes (proteção à vida e à saúde, direito a liberdade, ao respeito e à dignidade, fortalecendo os vínculos familiares, apoiando e melhorando as condições da família para cumprir suas responsabilidades.

 

*projeto em análise para subsídio inicial e atendimento a partir de 2019.